O Conselho da Mulher em guia Barueri esteve reunido no dia 27 de janeiro com o escultor Murilo Sá Toledo para conhecer o busto da antropóloga Ruth Cardoso, criação do artista plástico que será instalada futuramente no Espaço Mulher de Barueri.
O equipamento totalmente voltado ao atendimento à mulher, em fase final de construção na Vila Porto, ao lado do Museu da Bíblia, recebeu o nome da também eterna ex-primeira dama do Brasil, Ruth Cardoso, numa justa homenagem a quem dedicou parte da sua vida para melhorar as condições sociais da população mais carente do Brasil.
Ao analisar o busto, as conselheiras foram unânimes em elogiar a escultura, que apresenta uma beleza impressionante e verdadeira. “A obra resgata com carinho e respeito a história dessa mulher que é uma referência para todas nós e que hoje está sendo justamente homenageada pelo município de Barueri”, declarou a presidente do Conselho da Mulher de Barueri, Elizabeth Biondo.
Serenidade e amor
Segundo o escultor Murilo Sá Toledo, a admiração pessoal ao trabalho desenvolvido por Ruth Cardoso facilitou a sua atuação e o inspirou durante os seis meses em que desenvolveu a obra. Tendo como referência imagens de vídeos e fotos, Murilo destaca que buscou interpretar a personalidade da antropóloga e a sua serenidade e amor com que se dedicava aos projetos.
Inicialmente executado em argila, o busto tem aproximadamente 60 cm, sendo que em breve será fundido em bronze para, assim, ser instalado no hall de entrada do Espaço Mulher de Barueri.
No final da tarde, o Conselho visitou as instalações do Espaço Mulher e se surpreendeu com o andamento da obra, que chama muita atenção em meio às demais construções do local. Com uma arquitetura bonita, em tons claros, ocupa 6.000 m2 de construções, com destaque para a gigantesca fachada em vidro.
Fonte: Prefeitura de Barueri