O evento anual que é organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo sempre no mês de março, em comemoração ao aniversário da emancipação político-administrativa da cidade de Barueri, reuniu centenas de pessoas no dia 10 (sábado), no estacionamento do Ginásio José Correia. Uma extensa programação durante o dia inteiro ofereceu várias atividades educativas nas tendas montadas pelas secretarias municipais, muito lazer e shows musicais para todas as idades.
Trinta e três escolas representaram a Secretaria de Educação, com 10 estandes que desenvolveram o tema “Barueri Cidade Solidária”, com a participação de professores, alunos e os visitantes que puderam aprender e conhecer um pouco mais sobre a cidade através de atividades lúdicas e brincadeiras.
A Secretaria de Abastecimento informou a população sobre os detalhes da alimentação servida nas escolas da rede e o controle da qualidade dos alimentos vendidos nas feiras livres da cidade. Foram servidas cerca de 4 mil degustações aos visitantes, a base de omelete ao forno, cuja receita simples, barata e muito nutritiva foi passada aos interessados. Foram ofertadas também maçãs. Os visitantes também receberam um folder com informações sobre o cardápio escolar, além dos horários de funcionamento das feiras livres e sacolões do município.
A Secretaria de Saúde ofereceu avaliações médicas de prevenção à hipertensão e diabetes com a aferição do peso, medição de pressão arterial e nível de glicemia (açúcar no sangue). Foram passadas orientações sobre a saúde da mulher, alimentação saudável e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS), entre outras. Técnicos da Vigilância em Saúde orientaram sobre a prevenção e combate a dengue e à proliferação dos ratos, com distribuição de panfletos educativos. Uma ambulância foi disponibilizada para eventuais remoções em caso de acidentes.
A Secretaria de Meio Ambiente distribuiu mudas de plantas e orientou os visitantes com relação à preservação dos recursos naturais. O Núcleo de Educação do Trânsito, do Demutran, da Secretaria de Segurança, montou uma mini pista para as crianças, que receberam orientação sobre como ser educado no trânsito. A Secretaria de Cultura apresentou os seus programas de incentivo às artes (Oficinas) e à leitura (Bibliotecas) e o roteiro turístico da cidade.
Os artesãos da Feirart também participaram expondo e vendendo os seus trabalhos aos participantes do evento. Teve também a participação do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, escolas e universidades particulares da região e entidades sociais. Durante todo o dia foram sorteados dezenas de prêmios e brindes aos participantes.
Fonte: Prefeitura de Barueri