A comunidade Jardim Mutinga será presenteada pela Prefeitura de Barueri com a inauguração, no dia 24 de abril, às 10 horas, da quinta unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
Coordenado pela Secretaria de Ações Sociais e Cidadania da Prefeitura, as unidades do CRAS contam com equipe técnica formada inclusive por assistentes sociais e psicólogos. Famílias em situação de vulnerabilidade social encontram no CRAS um conjunto de programas, projetos e benefícios voltados à assistência social que visam o desenvolvimento de potencialidades e da aquisição do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, como explica Mariana de Oliveira Leite, da coordenadoria Técnica de Assistência Social. “Muitas vezes a dificuldade na família não está relacionada à questão da renda, e nos CRAS eles contam com apoio profissional até que tudo seja resolvido”, completa Mariana.
O CRAS é referência para os serviços de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), onde são oferecidos entre outras ações e serviços o “Renda Cidadã”, o Programa de Atenção Integral a Família (PAIF) e o acompanhamento do Programa Bolsa Família.
Em Barueri a população conta com atendimento em quatro unidades localizadas nos bairros do Engenho Novo, Parque Imperial, Jardim Silveira e Jardim Belval, e a quinta unidade será entregue agora no Jardim Mutinga.
História
Em Barueri, a implantação dos Centros de Referência da Assistência Social teve início em dezembro de 2005 – até aquela época, os serviços eram oferecidos na sede da Secretaria de Ações Sociais. Em 2007, o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, inovou entregando para a população quatro unidades do CRAS instalados em prédios amplos e mais adequados ao atendimento.
Ainda melhor
Barueri tem conquistado referência em diversos setores sendo destaque também no atendimento de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social. Para isto, o governo municipal não mede esforços e está mais próximo da comunidade com atendimento e serviços sociais.
Com quatro CRAS em funcionamento, o município já atendia à legislação, mas o prefeito Rubens Furlan e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Barueri, Sônia Furlan, constroem uma nova realidade no município. Com a descentralização dos serviços da prefeitura e mais próximos da comunidade, inauguram atendimentos essenciais em todos os bairros.
Com a entrega da unidade do Jardim Mutinga, a população do bairro não precisará mais se deslocar até o Parque Imperial. “O governo de Barueri se preocupa com o bem estar da população e a inauguração do CRAS do Mutinga supera o que é previsto em Lei para atender ainda melhor o publico daquela região e os benefícios são muitos. Além da descentralização do serviço, hoje estamos mais próximos da comunidade, o que possibilita a adequação ao atendimento e o desenvolvimento pleno dos direitos e da cidadania”, explica a secretária de Ações Sociais e Cidadania, Adriana da Silveira Bueno Molina.
Fonte: Prefeitura de Barueri