Fonoaudióloga ensina idosos a cuidar da voz no Parque da Maturidade de Barueri

Na quarta-feira, 18 de abril, o Parque da Maturidade de Barueri “José Dias da Silva” recebeu palestra da fonoaudióloga Fernanda Salvatino de Aquino, bolsista do programa de mestrado da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.

A fonoaudióloga orientou os idosos frequentadores do Parque da Maturidade sobre os cuidados necessários com o aparelho vocal, detecção e prevenção de problemas com a voz.

Fernanda Salvatino de Aquino falou de prevenção e ofereceu dicas simples, de como manter a saúde da voz.  “As pessoas precisam ficar atentas a qualquer alteração da voz. Rouquidão provocada por uma gripe ou inflamação na garganta precisa ser analisada por um médico”, completou.





De acordo com a fonoaudióloga, assim como a voz, a audição também deve ser tratada com atenção especial. “É preciso identificar qualquer perda auditiva, não é aconselhável utilizar fone de ouvido por muito tempo e permanecer em lugares com ruídos altos, isso não é bom em nenhum momento da vida”, disse Fernanda.

Dia Mundial da Voz

O dia 16 de abril é dedicado, desde 2003, em todo o mundo, à conscientização e à valorização dos cuidados com a voz. A voz é o som produzido na laringe pela vibração das pregas vocais e é utilizado como meio de comunicação desde o nascimento, seja através do choro, do riso ou mesmo da fala.

Fonte: Prefeitura Municipal de Barueri





Deixe seu comentário