A partir de hoje, Câmaras Municipais encerram o recesso parlamentar para dar início aos trabalhos. Itapevi, Pirapora do Bom Jesus e Cotia abrem as portas na segunda-feira, 4. Amanhã (5), é a vez de Barueri, Jandira, Santana de Parnaíba e da cidade de Osasco reunirem seus vereadores para as primeiras sessões. E, por fim, Carapicuíba dá boas-vindas aos seus parlamentares na quarta-feira, dia 6.
Os primeiros passos das Câmaras será a escolha das comissões que darão o parecer dos projetos das Casas, como explica o presidente do Legislativo de Osasco, Antônio Toniolo (PC do B). “Começamos zerados, sem projeto nenhum, com exceção de alguns do Executivo. Qualquer projeto que chegar, deve ser passado para as comissões. Tem a Comissão de Constituição e Justiça, a Comissão de Finanças. Mesmo que o vereador apresente seu projeto no primeiro dia, há necessidade de passar pelas comissões, em Osasco, são oito”, frisa o parlamentar.
A respeito das expectativas do início dos trabalhos em Osasco, Toniolo garante que são positivas. O vereador salienta que no caso do município, a renovação chegou a 50% do total. “Temos uma grande responsabilidade de transmitir aos novos colegas um pouco mais de segurança para que iniciem um mandato trabalhando em prol da cidade de Osasco”, destaca.
No caso de Carapicuíba, o novo presidente Abraão Júnior (PT) revela duas metas. A primeira é prosseguir com o projeto da nova sede da Câmara, iniciada com seu antecessor, o colega de partido Alexandre Pimentel. “Minha proposta é para sair daquele local, mesmo que seja para pagar aluguel em um primeiro momento e a principal proposta é construir o prédio da Câmara, porque o cidadão de Carapicuíba merece ser bem recebido. A imprensa mesmo, não tem um local reservado”, reclama.
O segundo objetivo estipulado pelo próprio presidente legislativo é a reestruturação dos funcionários da Casa. “Vamos fazer um estudo aprofundado, ver a questão do pessoal que trabalha lá para qualificá-los e melhorar os serviços da Câmara”, revela Abraão Júnior.
Já para o presidente da Câmara de Barueri, Chico Vilela (PTB), é fundamental que a população adquira o hábito de fiscalizar as ações dos vereadores. “É muito importante que a população participe da vida política da cidade. Acompanhar as sessões ajuda o cidadão a conhecer melhor as atribuições do vereador”, comenta.
Serviço na Cidade de Barueri
Terça, 5 de fevereiro
Câmara Municipal de Barueri – Terça, 5 de fevereiro – 9h30
Fonte: WebDiário