Encontra Barueri é uma das vinte cidades do Brasil participantes do convênio de parceria com a organização internacional “Global Road Safety Partnership” (GRSP), ligada à Cruz Vermelha Internacional, que desenvolve um projeto mundial de diminuição e prevenção de acidentes graves e mortes no trânsito.
O convênio foi firmado em abril do ano passado, após o município ser recomendado pela empresa Shell Brasil, sediada no Tamboré. Desde então, uma comissão formada por representantes das secretarias de Saúde, Segurança, Educação e Transportes, que trabalham integradas, vem aplicando o programa para diminuir o número de acidentes, principalmente fatais, na cidade.
Em reunião no dia 9, o secretário de Saúde, médico Mauricio Tundisi, que é o presidente da comissão, apresentou para o diretor da GRSP para as Américas, José Cardita, o relatório referente ao ano de 2010. Nesse período de implantação do projeto, desde abril do ano passado, foram constatados 60 feridos graves, sendo 28 com motos, 17 atropelamentos e 15 em outros tipos de veículos. Os acidentes fatais somaram um total de 11, sendo 6 por motos e 5 atropelamentos.
Na apresentação também foram informados os fatores de risco, como velocidade, falta de capacete, bebida alcoólica, veículos em mau estado, cinto de segurança e estrutura viária. Os dias da semana com maior incidência são na sexta-feira e domingo. A faixa etária mais atingida varia de 15 a 25 anos.
Vale lembrar que esse programa é aplicado somente nas vias urbanas de competência municipal. As rodovias e o rodoanel que cortam o município não estão nessas estatísticas.
O diretor da GRSP, José Cardita, apresentou alguns projetos de outras cidades e fez uma análise dos fatores principais e dos grupos de riscos, que devem ser levados em consideração na sua aplicação. “Cada cidade tem as sua peculiaridades; então às vezes exigem avaliações diferentes umas das outras,” disse.
Segundo informou Tundisi, Barueri ficou 120 dias consecutivos sem acidentes fatais. “O que já demonstra que o projeto pode ter um resultado bastante positivo, principalmente porque envolve uma rede de informações entre as quatro secretarias e parceiros como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, IML e Via Oeste, que facilita a sua aplicação no município.”
Fonte: Prefeitura de Barueri