Prefeitura de Barueri implantará novo Centro de Assistência Social no Mutinga

A Prefeitura da cidade Barueri implantará no Jardim Mutinga o quinto Centro de Referência de Assistência Social da cidade. A informação foi confirmada durante a VII Conferência Municipal de Assistência Social, nessa terça-feira, 2 de agosto, no Centro de Aperfeiçoamento do Professor (CAP).

Por solicitação da secretária de Ações Sociais e Cidadania de Barueri, Sônia Furlan, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Barueri, Mariana de Oliveira Leite, foi quem deu a notícia. “A Prefeitura de Barueri aprovou e em breve teremos no Jardim Mutinga mais um Centro de Referência de Assistência Social, beneficiando a população daquela região e das proximidades. A quinta unidade de atendimento a população barueriense supera o atendimento determinado ao município em relação a este serviço”, explicou Mariana.

O CRAS visa garantir o acesso da comunidade a serviços e benefícios da assistência social. Trabalha com famílias: crianças, jovens, adultos e idosos que estão em situação vulnerável devido à pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos.

Tem por finalidade promover ações que possibilitem a prevenção de situações de risco. As equipes dos CRAS contam com assistentes sociais, psicólogos e profissionais de apoio.

Conferência





Além de Sônia Furlan, a Conferência contou também com a participação do promotor de Justiça Luiz Roberto Wakin. Ambos destacaram a importância do encontro para elaboração de diretrizes que possibilitem o acesso aos serviços, programas e atendimentos no setor.

Com o auditório lotado, a professora doutora Maria Lucia Martinelle ministrou palestra com o tema “Consolidar o SUAS (Sistema único de Assistência Social)e Valorizar seus Trabalhadores”. Atuando desde 1966 como assistente social, Maria Lucia é conferencista e autora de diversos livros e artigos, e deu uma aula retratando experiências de vida e do novo olhar que sugere para a construção da sociedade e da política de assistência social.

“Vivemos hoje um momento especialmente importante, a pobreza chega a cada um de nós e diariamente temos que nos questionar o que nós como poder público e profissionais podemos fazer para mudar isso, pois nos comprometemos na luta para uma sociedade mais igualitária”, concluiu Maria Lucia.

Os trabalhos reuniram ainda explanação da assistente social da Secretaria de Ações Sociais e Cidadania de Barueri, membro do CMAS, Vera Lucia de Oliveira, que apresentou os programas e ações desenvolvidas no município para a consolidação do Sistema Único de Assistência Social.

As atividades seguiram no período da tarde com organização e discussões em grupos e eleição dos delegados que irão representar o município na VIII Conferência de Assistência Social Estadual.

Fonte: Prefeitura de Barueri





Deixe seu comentário