Barueri é líder na geração de emprego per capita no Estado de São Paulo

Dados do Ministério do Trabalho apontam que, em números absolutos, a cidade de Barueri fechou 2010 com 242.279 vagas formais de trabalho – o que coloca a cidade como a que mais gera emprego per capita no Estado de São Paulo.

No Estado, Barueri é o 5º município com mais empregos, depois das cidades de São Paulo, Campinas, Guarulhos e São Bernardo do Campo. Já na região oeste da Grande São Paulo, é o município que mais gerou novas vagas de emprego com carteira assinada no primeiro semestre deste ano. Os índices posicionam Barueri entre os 50 municípios brasileiros que mais geraram postos de trabalho no período, entre as mais de cinco mil cidades do Brasil.

A Casa do Trabalhador de Barueri, mantida pela Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho, também atesta esta liderança – é o órgão de recolocação profissional da região que mais consegue encaixar trabalhadores desempregados nas empresas.

Incentivo da Prefeitura

A liderança de Barueri no mercado de trabalho da região encontra explicação na histórica política fiscal da Prefeitura, instituída na década de 1980 pelo prefeito Rubens Furlan, que sempre atraiu novas empresas à cidade – e, consequentemente, mais empregos.

Além disso, segundo Furlan, investimentos da Prefeitura em infraestrutura viária e em segurança, além de saúde e educação, também fazem a diferença na hora de o empresário decidir instalar sua empresa em Barueri. “Tudo o que podemos facilitar ao empresário, fazemos. O empresariado brasileiro, na verdade, só precisa da atenção simples do poder público para poder produzir em melhores condições”, afirma o prefeito Rubens Furlan.

Mão-de-obra

Mas não basta haver apenas postos de trabalho, se a população não for bem preparada para ocupar os cargos. E foi com este propósito que a Prefeitura de Barueri criou o programa Barueri Emprega, que atende diferentes necessidades e faixas etárias.





O programa mantém cursos gratuitos que preparam o cidadão, lhe dando não somente as aulas, mas também palestras, dicas importantes, atividades práticas e benefícios variados como cesta básica e até meio salário mínimo.

São mais de 20 opções de cursos gratuitos, através de três sub-divisões do programa: Gera-ação, para moradores de Barueri com mais de 16 anos que queiram ingressar no mercado de trabalho pela primeira vez; Barueri Qualifica, para baruerienses maiores de 18 anos que desejam voltar ao mercado de trabalho ou desejam mudar o ramo de atividade; e Barueri Empreendedor, para cidadãos com mais de 30 anos que desejam abrir o próprio negócio ou que estejam apenas desempregados.

Cidadão reconhece

O Barueri Emprega foi idealizado pelo vice-prefeito Carlos Zicardi, e tem ajudado dezenas de moradores da Barueri – é o caso da Márcia Silva Nascimento, moradora do Jardim Belval, que após o curso teve uma reviravolta em sua vida. “Eu trabalhava numa fábrica e fui demitida. Isso me desanimou bastante. Mas fiz o curso, aprendi bastante e então consegui abrir meu próprio salão.”

“Joguei futebol por seis anos no exterior e nunca vi um programa como esse que há aqui em Barueri, porque muitas vezes é esse investimento que falta na cidade para ela crescer. Aqui a Prefeitura ajuda, quer diminuir o desemprego, quer levar conhecimento e apóia a comunidade”, comentou Adroaldo Nogueira Boteira, morador do Jardim Reginalice, que fez o curso de administração pelo Barueri Emprega.

A Casa do Trabalhador e o atendimento do programa Barueri Emprega funcionam no Ganha Tempo Municipal, setor amarelo, na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, Jardim São Pedro, Centro de Barueri. Mais informações: 4199-1333.

Fonte: Prefeitura de Barueri





Deixe seu comentário