Prefeitura de Barueri fiscaliza transporte escolar

A Secretaria de Educação de Barueri, em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o Ciretran, realizou, nos dias 23 e 30 de julho, no Centro de Aperfeiçoamento dos Professores (CAP), a inspeção veicular e regularização dos documentos dos motoristas de transportes escolares do Município. A fiscalização visa fechar o cerco contra os motoristas irregulares que circulam na cidade.

Nas rodadas de fiscalização, o primeiro item foi a condição do veículo, analisando-se os pneus e o laudo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade). Toda documentação das viaturas e dos motoristas também foi analisada, incluindo a pontuação nas carteiras de habilitação.

Por meio de um programa de computador elaborado pela Secretaria de Educação e pelo Detran de Barueri, o motorista visualizava seu cadastro na tela e tirava uma foto instantânea, que ficará armazenada no banco de dados dos órgãos. Cada veículo liberado recebeu um selo de identificação, colado ao parabrisa, que permite fácil visualização.





As escolas serão notificadas sobre quais veículos estão regularizados. O Demutran (Departamento Municipal de Trânsito de Barueri) e a Guarda Municipal ficarão nas portas das escolas fiscalizando os veículos.

“O motorista tem até 30 dias para normalizar sua situação na cidade e poder transportar os alunos. Essa medida visa proteger nossas crianças”, esclarece o diretor técnico de Departamento de Patrimônio e Transporte de Barueri, Eduardo Jorge Mendes Varjão.

“Nós, do Detran, queríamos fazer esse tipo de serviço e sugerimos a Barueri, que aceitou a sugestão e possui todo o suporte para atender. Futuramente, isso deverá ser implantado em outras regiões”, diz o encarregado do Ciretran de Barueri, Alan Miguel Rossi dos Santos.

O motorista Fábio Pacheco de Sousa, que trabalha há 27 anos nesse ramo, aprovou a medida adotada pela Prefeitura. “É muito bom saber que Barueri se preocupa em garantir que trabalhemos na lei, não dando espaço para os clandestinos.”

Fonte: Prefeitura de Barueri





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