Em audiência pública realizada no dia 3 de agosto, no plenarinho da Câmara Municipal de Barueri, bairro Centro, foram divulgadas as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Saúde de Barueri no 2º trimestre de 2011 em toda a rede de saúde pública municipal.
A audiência contou com a participação da comunidade, membros dos Conselhos Locais e do Conselho Municipal de Saúde, além de gestores e trabalhadores das unidades de serviços.
Foi presidida pelo Secretário de Saúde, médico Mauricio Tundisi, e também pelos médicos coordenadores das áreas de Atenção Básica em Saúde, Vigilância em Saúde, Assistência Especializada, Pronto Atendimento Adulto e Pronto Atendimento Infantil; além de diretores das áreas técnicas de Análises Clínicas, Regulação, Serviços Terceirizados e Prevenção e Controle de Infecções – DPCI; Comitê de Prevenção da Mortalidade Infantil e Materna e Hospital Municipal de Barueri.
Transparência
A audiência pública da saúde atende à Lei Federal nº 8.689, de 27 de julho de 1993, artigo 2, que evidencia a intenção do governo municipal em dar total transparência aos seus atos administrativos, demonstrando à população em detalhes quais as ações realizadas para justificar mais de 80 milhões de reais investidos na área da Saúde Pública nesse período.
Números do 2º trimestre
1 – O total de atendimentos e outros procedimentos na rede municipal de saúde ultrapassou a 2,3 milhões.
2 – Desse total, só as 16 UBS (Unidades Básicas de Saúde) e os dois Pronto-Socorros regionais fizeram quase 868 mil.
3 – Os exames laboratoriais passaram de 541 mil no trimestre.
4 – O Pronto-Socorro Adulto realizou 148 mil atendimentos e outros procedimentos.
5 – O Pronto-Socorro Infantil mais de 131 mil atendimentos com vários procedimentos.
6 – O serviço de Especialidades Médicas realizou cerca de 50 mil atendimentos.
7 – O serviço odontológico, que inclui o programa de atendimento aos estudantes da rede municipal de educação, realizou mais de 266 mil procedimentos.
8 – O Hospital Municipal “Francisco Moran” realizou 3.825 internações, 2.104 cirurgias, 162.334 exames de laboratório e outros procedimentos do SADT (Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia), de um total de 233.162 atendimentos gerais.
9 – O Banco de sangue captou 1.534 bolsas entre abril e junho deste ano.
10 – A Vigilância em Saúde revelou 24 casos de dengue contraídos no município.
11 – Os Agentes de Vigilância fizeram quase 18 mil visitações para o combate e prevenção à dengue e aos roedores; além dos 1.026 domicílios visitados nos mutirões.
12 – O setor de epidemiologia aplicou mais de 53 mil vacinas.
13 – Nas campanhas do Ministério da Saúde, Barueri aplicou 69.158 vacinas, sendo 29.149 (Influenza), 20.336 (Poliomielite) e 19.673 (Sarampo, Caxumba e Rubéola).
14 – Na Maternidade Municipal foram realizados 1.624 partos, média de 541/mês.
15 – O Comitê de Prevenção da Mortalidade Infantil e Materna informou 21 casos de óbitos de crianças com até um ano de idade no segundo trimestre, que ainda estão em investigação, a serem confirmados.
Investimentos
Durante a audiência o secretário Mauricio Tundisi agradeceu a todos, principalmente ao prefeito Rubens Furlan, pelos investimentos que tem realizado no setor em Barueri. “É um governo que tem dado atenção especial para o trabalho que estamos desenvolvendo na área da saúde”, destacou.
Serviço
Informações mais detalhadas estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Barueri, no link da Secretaria de Saúde e item “informações em Saúde.”
Fonte: Prefeitura de Barueri