A Prefeitura da cidade de Barueri, por intermédio da Secretaria de Saúde, vai implantar até o início do ano que vem o Serviço Residencial Terapêutico. A iniciativa atenderá os pacientes com transtornos mentais graves, cujos familiares são moradores da cidade, e que estão internados para tratamento em hospitais psiquiátricos do Estado de São Paulo.
A implantação do serviço foi aprovada na Conferência Municipal de Saúde realizada neste ano, e foi ratificada pelo Conselho Municipal de Saúde de Barueri, por unanimidade, na reunião do dia 26 de maio. O novo sistema, que atende a um pedido do Ministério Público, faz parte da política de Saúde Mental do Ministério da Saúde que as inseriu no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e serve como instrumento de reinserção social desses pacientes.
O que são Residências Terapêuticas
São casas comuns localizadas em bairros populares que servem como moradia para pessoas com distúrbios mentais, vindas dos hospitais psiquiátricos, que permaneceram por um longo tempo internadas e estão impossibilitadas de retornar às suas famílias de origem.
O Serviço Residencial Terapêutico de Barueri ficará vinculado ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps), da Secretaria Municipal de Saúde, que está providenciando as casas com espaço físico compatível para no máximo 8 moradores e irá garantir, no mínimo, 3 refeições diárias, além do serviço constante de acompanhamento dos pacientes por uma equipe contratada pela Prefeitura.
“É mais uma prova do nosso empenho em dar à população o que há de melhor na área da saúde pública. Agora o doente mental não vai ficar abandonado, longe dos seus familiares”, comentou o prefeito Rubens Furlan.
De acordo com o levantamento da Secretaria Estadual de Saúde, existem 14 pessoas cujos familiares são moradores de Barueri, que deverão ser atendidas por este tipo de serviço.
Fonte: Prefeitura de Barueri