A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri iniciou, no dia 16 de novembro, terça-feira, a 4ª edição do Programa de Saúde Auditiva do Escolar, que tem como objetivo avaliar as condições de audição dos alunos da II fase das Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis), para detectar possíveis alterações que possam causar transtornos de aprendizagem.
A ação de prevenção e manutenção da saúde auditiva dos alunos, promovida pela Secretaria, estende-se até o final do mês de dezembro e visa contribuir efetivamente para o desenvolvimento global dos alunos que estarão cursando, em 2011, o primeiro ano nas Emefs da rede de ensino de Barueri.
A campanha será realizada em duas etapas distintas. Primeiro os professores e pais preenchem um questionário sobre o comportamento e desempenho escolar dos alunos. Depois é realizada uma avaliação auditiva que engloba triagem audiométrica e triagem imitanciométrica.
As triagens serão realizadas pela fonoaudióloga do Departamento Técnico de Assistência à Saúde, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Quando necessário, os alunos passarão por consulta com médico otorrinolaringologista do Ambulatório de Especialidades, da Secretaria de Saúde.
“É uma medida de prevenção importante para as crianças que estão iniciando uma etapa importante da sua vida escolar. Falhas na audição não detectadas a tempo podem prejudicar para o resto da vida o seu aprendizado”, explicou Luciana Rohn, secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri.
Fonte : Prefeitura de Barueri