Na reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde guia da cidade Barueri, realizada no dia 25 de agosto, os conselheiros aprovaram a remodelação completa da Central de Material Esterilizado (CME) que funciona no prédio do Pronto-Socorro Adulto, inclusive com a troca dos seus equipamentos por outros de acordo com os mais modernos padrões.
O projeto foi apresentado pela diretora de Área Técnica de Prevenção e Controle de Infecções (DPCI), Mitie Tada Brasil, que explicou sobre a importância deste equipamento para a prevenção de infecções no ambiente hospitalar, que são causadas principalmente por materiais infectados utilizados na rotina de tratamento dos pacientes.
A encarregada da área informou aos conselheiros sobre custos e tipos de equipamentos a serem renovados, como: termodesinfetadoras, lavadoras esterilizadoras, autoclaves e todo o sistema de embalagem e armazenamento do material esterilizado.
No encontro foi aprovado também o balancete da receita e a rubrica na folha de pagamento do mês de julho. Também foram tratados assuntos gerais relativos aos serviços prestados na rede municipal de saúde, no mês de julho. A reunião foi coordenada pelo presidente do Conselho, Vanderson César de Almeida, representante dos trabalhadores da saúde.
O que é o Conselho?
O Conselho Municipal de Saúde é parte integrante da estrutura básica do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem a competência de atuar na formulação e no controle da execução da política de saúde do município, fiscalizando e acompanhando o desenvolvimento das ações nos serviços de saúde, controlando gastos e deliberando sobre critérios de movimentação de recursos. Os seus membros representam as diversas instituições e entidades não governamentais do município, além dos funcionários e gestores da área de saúde de Barueri.
Fonte: Prefeitura de Barueri