O programa “Educando Hoje o Futuro de Amanhã” do Núcleo de Educação de Trânsito (NET), do Departamento Municipal de Trânsito de guia Barueri (Demutran), completa em 2011 dois anos de intensas atividades. Os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo alcançaram mais de 17 mil alunos da educação infantil e cerca de 300 professores da rede municipal de ensino.
O destaque da edição 2011do programa “Educando Hoje o Futuro de Amanhã” ficou por conta da participação efetiva de mais de 600 pais de alunos nas reuniões coordenadas pelos orientadores do NET. Durante os encontros, os pais compartilharam experiências sobre o trânsito, interagindo por meio de dinâmicas de grupo, exibição de vídeos e bate-papos descontraídos.
“O objetivo das dinâmicas foi refletir a conduta das pessoas em situações cotidianas, mostrando a necessidade de mudanças no comportamento, implementando ações preventivas, solidárias, e de cidadania, seja na condição de motorista ou de pedestre”, explicou Cláudio Esperidião dos Santos, responsável pelo NET.
Outras ações
Além das atividades desenvolvidas na rede escolar, o Núcleo de Educação de Trânsito do Demutran também atende à comunidade em outras iniciativas. No evento Agitaí, a programação de educação no trânsito já levou, além de diversão, noções de segurança e cidadania no trânsito para mais de 900 crianças.
Em atenção à Semana Nacional de Trânsito, os orientadores do NET expõem, até 24 de setembro, no Ganha Tempo os programas realizados nestes dois anos. Na mostra, o público também pode conferir o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Vistoria Técnica e o Núcleo de Operações e Planejamento do Demutran.
Fechando a agenda de setembro, o NET participou no sábado, 17, do evento Movimento Kids promovido pela Secretaria de Esportes. No dia 24 (sábado) o Núcleo integra mais uma edição do Agitaí, desta vez no Engenho Novo. Já no domingo, 25, os orientadores estarão no 12º Encontro de Fusca em Barueri, no estacionamento do Ginásio José Corrêa.
Segundo Esperidião, durante o mês de setembro será desenvolvida a “Campanha Pedestre do Bem”, visando à redução progressiva de acidentes no trânsito. “Motoristas e pedestres serão orientados quanto ao respeito à sinalização e a prática de princípios simples de solidariedade e cidadania”, comentou o responsável pelo NET do Demutran.
Fonte: Prefeitura de Barueri