Na última sexta-feira, 27, o motorista de um Uno preto perdeu o controle de direção na Via Parque quase cruzamento com a alameda Andrômeda, atingiu um poste e foi parar no canteiro lateral. O local foi interditado por agentes do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) e a perícia técnica acionada. Não houve vítimas fatais. O motorista teve escoriações leves. Acidente bem parecido ocorreu na tarde de quarta-feira, 2, na avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues. Motorista e passageiro saíram praticamente ilesos do veículo destruído.
Situações como essas, infelizmente, fazem parte do cotidiano de Alphaville e Tamboré. Embora nem todos se deparem com essas cenas, as estatísticas da Secretaria de Estado da Segurança Pública não mentem. Os números referentes a 2011 e disponibilizados pelo governo no início dessa semana, mostram que as ocorrências de lesão corporal por acidente de trânsito superam os registros de roubos em Barueri e em Santana de Parnaíba.
No ano passado foram 958 registros de lesão por acidente de trânsito, contra 427 ocorrências de roubo. Já os furtos de veículos [quando não há emprego de violência] somaram 148 casos contra 75 roubos de veículos [quando há emprego de violência].
Para reverter tais índices, em Barueri, o Demutran diz investir em campanhas de conscientização. Aliás, elas começam nas escolas da rede pública, com os estudantes participando de aulas sobre sinalização, travessia de pedestres, uso do cinto de segurança, entre outros. Em Santana de Parnaíba, a situação não é diferente. Além de manter agentes de trânsito nas ruas para a fiscalização, a prefeitura também investe em campanhas de conscientização.
Encontra Barueri
Barueri atingiu no ano passado a taxa de 9,86 homicídios dolosos (intencionais) para cada 100 mil habitantes. O índice está abaixo dos 10 casos – número considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como epidemia de violência.
De acordo com o secretário dos Assuntos de Segurança de Barueri, Edson Santos, os números não podem ser traduzidos apenas pela atuação ostensiva dos órgãos de segurança. “O sucesso também está na prevenção primária que a administração municipal promove com investimentos em políticas de inclusão social como saúde, educação, moradia, lazer, emprego e infraestrutura”, diz.
Nessa direção, a Secretaria dos Assuntos de Segurança, responsável pela Guarda Municipal, Demutran e Defesa Civil, aposta na informação como ferramenta no combate à violência. Projetos como o Programa Musicalizando, Jovens Construindo a Cidadania, Música Instrumental no seu Bairro, Guarda Municipal na Qualidade de Vida do Cidadão Barueriense, Núcleo de Desenvolvimento Social, além de outros, levam educação e cultura para crianças e adolescentes de Barueri.
Encontra Santana de Parnaíba
Em Santana de Parnaíba, o disque denúncia (0800-161532) tem se mostrado uma importante ferramenta no combate à criminalidade. De acordo com dados da própria GMC [Guarda Municipal Comunitária), as denúncias mais comuns são: tráfico e uso de entorpecentes e perturbação do sossego, sendo que todos os casos denunciados foram solucionados. Como apoio das ações de combate à criminalidade no município, a Guarda ainda oferece para a população um telefone de emergência (153), que funciona 24 horas, todos os dias.
Outra estratégia diferencial é a parceria entre a GMC e as polícias Militar e Civil. A medida reflete nas quedas gradativas dos índices de criminalidade na cidade. Por meio desta parceria, que engloba diversas ações e vem resultando na inibição de delitos, são realizadas, periodicamente, por membros da GMC e da Polícia Civil, blitze (ou bloqueios), em pontos estratégicos da cidade.
Esse trabalho conjunto é promovido em todo o município, uma vez por mês, por determinação da Delegacia Seccional de Carapicuíba. Vale ressaltar que os bloqueios realizados periodicamente no município integram as diversas ações de combate à criminalidade.
Fonte: Folha de Alphaville