No ano de 2011 a Secretaria de Esportes da cidade Barueri implantou e desenvolveu projetos que revitalizaram o setor, levando a cidade a importantes conquistas no cenário esportivo nacional com mais de 500 medalhas conseguidas em competições por todo o País. Em parceria com o Grêmio Recreativo Barueri foram implantadas novas modalidades, como o beisebol; além da completa reestruturação do sistema de treinamento nos núcleos esportivos.
O setor ganhou ainda, ao longo deste ano, uma moderna Academia de Artes Marciais na rua Sansão, o Centro Comunitário do Engenho Novo e o mais moderno centro fisioterápico do Estado, instalado recentemente na Arena Barueri para atendimento a atletas amadores e profissionais da cidade. Isso sem contar a reforma de todos os ginásios esportivos, campos de futebol e praças esportivas. A Prefeitura investiu ainda em elaborado cardápio nutricional para os atletas e alunos das escolinhas.
Outra obra de destaque foi a implantação do novo centro esportivo e cultural Espaço Criança, no Engenho Novo, que realiza 360 atendimento mensais. Além disso, o programa Agitaí Barueri, idealizado pelo secretário de Esportes Carlos Zicardi, proporcionou esporte, cultura, lazer e saúde aos quatro cantos de Barueri.
A realização de grandes eventos esportivos profissionais na cidade, como a etapa do brasileiro de ciclismo, festival automobilístico de arrancadas, etapa de skate, artes marciais, jogos de voleibol, basquete, campeonatos paulista e brasileiro de futebol, mundial de handebol feminino e a corrida internacional São Silveira, entre outros, incentivou a população a gostar ainda mais de praticar esportes.
“Barueri já é conhecida como a cidade do esporte. O povo barueriense é apaixonado por atividades esportivas e isso vai de encontro com a vontade política do poder público, que tem investido muito neste setor”, avaliou Zicardi.
Núcleos Esportivos
Com 15 modalidades esportivas e mais de 10 mil alunos inscritos, os núcleos esportivos de Barueri continuam sendo o grande diferencial. Além de exercer um trabalho social, com retirada das crianças da rua, oferece toda a iniciação esportiva necessária e tem levado um número significativo de jovens talentos a integrar as equipes de competição da cidade.
Nesse sentido, o secretário Carlos Zicardi tem sido exigente e determinou ações que permitissem aos baruerienses cada vez mais acesso ao esporte através da criação de novas modalidades, modernos equipamentos esportivos, estrutura de saúde, alimentação, material esportivo e formação dos instrutores esportivos distribuídos nos núcleos de todos os bairros da cidade.
“Temos nos preocupado em investir e dar condições para todos os nossos atletas, desde aqueles das escolinhas como aos de alto rendimento, e isso realmente está fazendo a diferença”, concluiu Carlos Zicardi.
Fonte: Prefeitura de Barueri