Nesta terça-feira, 19, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência da cidade de Barueri realizou uma cerimônia que contou com a entrega de novos quimonos aos alunos de judô adaptado e apresentação da arte marcial para todos os presentes.
A secretária da pasta, Luciana Rohn, lembra que a Prefeitura de Barueri, junto à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realiza diversas atividades esportivas a este público, entre elas ginástica adaptada, atividades aquáticas, atletismo (caminhada) e o judô adaptado. “É de extrema importância para as pessoas com deficiência praticar atividades esportivas, pois o esporte desenvolve um equilíbrio entre o corpo e a mente dos nossos usuários”, destacou.
Judô adaptado
O judô busca uma prática de equilíbrio, esboçado na disciplina, nos movimentos harmoniosos, esquecimento do “eu”, superação, fraternidade e eficiência, dentre outros princípios antigos e firmemente alicerçados na cultura militar.
Já o judô adaptado pode contribuir para a melhoria de qualidade na percepção, no raciocínio, no desenvolvimento das habilidades motoras e sensoriais às pessoas com deficiência, assim como na prática de valores morais, tais como: caráter, honra, determinação, integridade, lealdade, respeito, bondade e desapego pela dor e sofrimento.
Fonte: Prefeitura de Barueri