A partir deste ano, a Fundação Instituto de Educação de guia Barueri (Fieb), por meio de seu Departamento de Gestão da Saúde Escolar, oferecerá mais um serviço a seus alunos: a aplicação de vacinas previstas no calendário básico do Ministério da Saúde. Esse calendário é definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e contém o conjunto de vacinas consideradas prioritárias à saúde pública brasileira.
Atualmente, são 12 vacinas recomendadas à população. Elas compreendem o período que vai desde o nascimento até a terceira idade, e são distribuídas gratuitamente nos postos de vacinação da rede pública pelo Ministério da Saúde.
Na Fieb, essas vacinas serão repassadas pela Secretaria de Saúde de Barueri, que tem apoiado a iniciativa, e aplicadas pela equipe de enfermagem presente em todas as unidades escolares da Fundação. A Fieb garantirá a vacinação básica, correspondente à idade do público que atende, ou seja, estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio (regular e integrado).
A coordenadora do Departamento de Gestão da Saúde Escolar da Fieb, Ana Paula Martinelli, explica que o interesse em oferecer esse serviço nasceu após a realização de uma pesquisa junto aos alunos. O levantamento constatou que a maioria das crianças e jovens matriculados não estava com a vacinação em dia. Portanto, o intuito é garantir que todos tomem as vacinas, conforme prevê o Ministério da Saúde, evitando riscos. Nos últimos anos, tem aumentado a incidência de doenças que há décadas haviam desaparecido, como paralisia infantil, febre amarela, hepatite B, entre outras.
Serão chamados todos os estudantes cujos pais tenham preenchido a autorização de vacina, entregue já no momento da matrícula para o ano letivo de 2012. Esses alunos deverão trazer ao Serviço de Enfermagem de sua escola a carteira de vacinação original.
A campanha terá início já em março, começando pelas escolas Maria Theodora Pedreira de Freitas (Alphaville) e Dagmar Ribas Trindade (Jardim Maria Cristina). Todas as unidades da Fieb serão atendidas, cada uma em um mês diferente, conforme calendário a ser divulgado no site da Fieb posteriormente.
Fonte: Prefeitura de Barueri