Barueri inaugura Centro Comunitário e entrega outro neste sábado (24)

O prefeito de guia da cidade Barueri inaugurou, no último dia 17, o Centro Comunitário do Jardim Paraíso, oficialmente denominado “Centro de Integração Gabriela de Freitas”, na rua Tayo, 310. E neste sábado, 24, a partir das 10 horas, o governo municipal estará entregando o Centro Comunitário da rua Irene, 534, no Parque dos Camargos, em evento que terá apresentações de balé, percussão, ritmo, poesia e performances das crianças e jovens que integram o programa Picadeiro Solidário.

A inauguração do Centro de Integração do Jardim Paraíso contou ainda com a presença da família da homenageada Gabriela de Freitas; do vice-prefeito Carlos Zicardi; da presidente do Fundo Social de Solidariedade e secretária voluntária de Ações Sociais e Cidadania, Sônia Furlan; do presidente da Câmara Municipal, Josué Pereira da Silva (Jô); da deputada federal Bruna Furlan e do apresentador Luiz Ricardo (SBT).

Integração e geração de renda

O prefeito Rubens Furlan disse que a criação e execução do Centro de Integração do Jardim Paraíso é uma ideia realizada pelo fato de valorizar o local e possibilitar bem-estar à comunidade, oferecendo acesso gratuito da comunidade local acesso a atividades culturais, esportivas, educativas e artísticas, dentre outras opções.

O vice-prefeito Carlos Zicardi falou da importância do Centro de Integração para a comunidade. Destacou que o investimento do prefeito Rubens Furlan na área social possibilita que os moradores se conheçam mais, resgatando os bons costumes da sociedade.

A secretária de Ações Sociais e Cidadania Sônia Furlan reforçou a importância das ações desenvolvidas com ética e cidadania e ressaltou que as oficinas voltadas à geração de renda capacitam as famílias, uma vez que ajudam no orçamento doméstico.

Centros comunitários





Com as unidades do Jardim Paraíso e Parque dos Camargos, Barueri soma cinco centros comunitários à disposição da população atendendo a demandas levantadas pela Secretaria de Ações Sociais e Cidadania da Prefeitura de Barueri, por intermédio do Fundo Social de Solidariedade. Antes foram entregues três: na rua Hercília Barbosa e Jaraguá-Mirim, no Parque Imperial; e no João Ricardo Pelucio Rosa (Joãozinho), no Engenho Novo.

Oficinas para crianças e adultos

O Centro de Integração Gabriela de Freitas, no Jardim Paraíso, teve sua obra executada em terreno de 7.720 m², com 2.650 m² de área construída. Possui ambientes como espaço cultural, sala de artes, ginástica, capacitação e informática; quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, jardinagem, playground e quiosque com jogos de mesa. Em seus espaços, a comunidade pode se beneficiar das oficinas infantis de incentivo à leitura, reforço escolar, informática básica, teatro, violão/cajon, jazz, judô, karatê, vôlei, basqute, futebol de salão e handebol; bem como das seguintes oficinas para adultos: infomática básica, montagem e manutenção de computador, bijuterias, biscuit, chinelo decorado, découpage em madeira, ginástica aeróbica, padaria artesanal, pintura em vidro, escultura, dança de salão e ritmos.

No Parque dos Camargos, o Centro Comunitário ocupa terreno de 14.650 m², agregando 4.800 m² de área construída. O padrão parecido com o projeto de execução do Centro de Integração Gabriela de Freitas. E as crianças contam com oficinas afro arte, ballet, basquete, cinema e fotografia, criar e pintar, escola de circo, espanhol, futebol, futebol, handebol, horta suspensa, informática básica, jazz, karatê, kung fu, percussão-batuqueri, reforço escolar, rimas e frestyle, teatro, vôlei e yoga.

As oficinas para adultos, no Parque dos Camargos, são praticamente as mesmas oferecidas no Jardim Paraíso. Tem como diferente as oficinas de gerenciamento de residência, produtos de limpeza e higiene pessoal; informática, designer gráfico e web designer.

Fonte: Prefeitura de Barueri





Deixe seu comentário