Na cidade de Barueri, o ano letivo começa no dia 6 de fevereiro, segunda-feira, quando aproximadamente 77 mil alunos do ensino básico e técnico voltarão às aulas nas mais de 100 escolas mantidas pela Prefeitura de Barueri.
São cerca de 62 mil estudantes matriculados nas Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), Escolas Maternais, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e 15 mil dos ITBs (Institutos Técnicos de Barueri) e das EEFMTs (Escolas de Ensino Fundamental, Médio e Técnico).
Três novas escolas
Neste início de ano letivo a rede municipal de educação, coordenada pela Secretaria de Educação de Barueri, conta com um moderno Complexo Educacional, na rua Copo de Leite, Jardim Flórida, agregando três escolas: Maternal, Emei e Emef, com capacidade para atender cerca de 1.500 alunos.
Dividido por blocos, o prédio tem 12.000 m² de área construída e 24 salas de aulas e ambientes como laboratórios, piscina semiolímpica e quadra poliesportiva coberta. O complexo reforça o compromisso do governo municipal que terá 52 escolas entregues entre 2005 e 2012.
Em sete anos o prefeito Rubens Furlan investiu na execução de 38 prédios, sendo 27 escolas construídas, 8 demolidas e reconstruídas e 3 reformadas e ampliadas, além de realizar serviços de manutenção nas demais escolas da rede de ensino 100% municipalizado.
Ampliação da rede
Até o final ano deste ano, o governo municipal deverá beneficiar mais de 7 mil alunos com a conclusão de 11 escolas. Neste primeiro semestre, Rubens Furlan espera entregar ainda a Maternal Jardim São Vicente de Paula (bairro Mutinga), a Maternal Joaquim Soares, na Aldeia de Barueri, a Emef Bairro dos Altos e a Emef Professora Alayde Domingues Couto Macedo, no Jardim Silveira.
Também no primeiro semestre está previsto o término das obras da Maternal Vila São Jorge (bairro Centro), da Maternal e Emei da Vila Ceres.
Para o segundo semestre, o prefeito de Barueri trabalha para que sejam entregues o Complexo Educacional do Jardim Silveira, contendo Maternal, Emei e Emef, e a nova Maternal do Jardim Mutinga, na rua Abelardo Luz com a rua Severino de Almeida – Encontra Barueri.
Fonte: Prefeitura de Barueri