O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas – Comad, de Encontra Barueri, reuniu representantes de entidades públicas e civis, além de trabalhadores da área de saúde mental da Secretaria de Saúde de Barueri e membros conselheiros, no dia 17, na Câmara Municipal, para a oficina preparatória que definiu as diretrizes do tema a ser abordado no ‘7º Fórum Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Álcool e Outras Drogas’ que acontece todos os anos na cidade na primeira semana de setembro.
O tema para este ano, “Caminhos a Seguir”, foi discutido por membros de entidades como a Sociedade Bíblica do Brasil, Associação para Proteção das Crianças e Adolescentes (Cepac), Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Liberdade Assistida (LA), Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPCD) e comunidades terapêuticas da região, entre outros, que participaram dos grupos subdivididos em cinco eixos.
Cada linha abordada por esses grupos, como a prevenção na família, na educação, no trabalho, na mídia e na fé religiosa, teve relação direta com o tema escolhido e o resultado do material produzido será levado à discussão no Fórum que acontece todos os anos para lembrar o ‘Dia Municipal de Prevenção’, 1º de setembro, incluído por lei municipal no calendário oficial de eventos da cidade.
Entre os participantes estava a diretora da PUC – Campus Barueri, professora Maria do Carmo Ferreira que falou sobre a sua preocupação com o problema e a importância da abordagem desse assunto pela sociedade; e o promotor de justiça de Barueri, doutor Luis Roberto Jordão Wakim, que proferiu palestra sobre as ações de prevenção.
“Felizmente os gestores públicos do município se preocupam com essa questão. Agora cabe a nós indicar estratégias para essas políticas públicas e incentivar a articulação de uma rede de atendimento que funcione em favor da recuperação dos dependentes. Podem contar comigo, como eu espero contar com vocês sempre, já que esse assunto afeta a todos nós,” disse Wakim.
Fonte: Prefeitura de Barueri