A Prefeitura de guia da cidade Barueri providencia um cadastro único dos munícipes, visando agilização e eficiência nos serviços públicos. As primeiras tratativas foram discutidas em reuniões envolvendo representantes do Ciprodam (Centro de Tecnologia da Informação e Processamento de Dados do Município de Barueri) e das secretarias de Comunicação Social, Educação, e Ações Sociais e Cidadania.
Para orientação do processo, o grupo realizou uma visita ao município de Jundiaí, para verificar uma experiência bem sucedida naquela cidade. “A maioria das secretarias do governo municipal possui um cadastro de munícipes, e o que ocorre é que estes cadastros não conversam entre si. Com isso, o munícipe, a cada equipamento que procura, é um cidadão novo”, observa Marcos Vicente, da Secretaria de Comunicação Social. “Assim, um cadastro único agiliza e melhora a oferta de serviços”, complementa.
A comitiva de Barueri, formada por profissionais das secretarias de Ações Sociais e Cidadania, Educação, Segurança e Saúde, visitou a Companhia de Informática de Jundiaí. O encontro aconteceu na sexta-feira, 10 de junho.
Recebidos por Telma Bernardes Pinto e pelo diretor da Companhia, Celso Monteiro, a equipe de Barueri assistiu a uma apresentação sobre as etapas da elaboração do cadastro único, que naquela cidade integra todos os serviços.
“No início não foi simples desenvolver o projeto, mas hoje em dia todas as secretarias utilizam os dados para elaborar projetos e também para programarem ações e despesas”, comenta o diretor da Companhia, Celso Monteiro.
De volta a Barueri, os técnicos e profissionais organizam sugestões para adotarem um sistema que seja compatível à realidade e as necessidades do município. “O banco de dados de Jundiaí é muito bom e completo, e em Barueri temos possibilidade de realizar um trabalho ideal para nossas necessidades”, comentou Ricardo Soares de Oliveira, da Secretaria de Educação, área de Tecnologia da Informação.
Fonte: Prefeitura de Barueri