A população barueriense compareceu em massa no domingo, dia 24 de julho, à escola Elvira Lefèvre Sales Nemer (Jardim São Pedro) para a eleição do novo Conselho Tutelar do município de guia Barueri.
De acordo com Vitor Pegler, representante da Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado de São Paulo, o processo eleitoral foi tranquilo e envolveu uma ótima participação pública. “Estou surpreso de verificar a participação da população de Barueri na eleição do Conselho Tutelar, já que esse processo é facultativo. Posso afirmar que Barueri ofereceu para todo o País uma lição de cidadania”, completou Vitor.
O processo eleitoral começou por volta das 10 horas da manhã, após um pequeno problema técnico de energia. Ao todo foram 16 sessões, divididas em ordem alfabética. A movimentação pública seguiu até as 17h30, quando todos os eleitores que se encontravam do lado de fora da escola foram orientados pela equipe da Guarda Municipal, e de forma organizada ocuparam o pátio escolar.
Durante todo o evento, representantes do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o promotor de Justiça, Renato Ferreira dos Santos orientaram os trabalhos, acompanhados por fiscais dos candidatos.
Ao entrar na sessão, o eleitor apresentava o título e o documento de identidade com foto, seguindo da votação em urna eletrônica, onde puderam votar em até cinco candidatos diferentes, encerrando com assinatura na lista de presença enviada especialmente pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Para a dona de casa Damaris Salestiano da Silva, a escolha dos membros do Conselho Tutelar é de extrema importância. “Meus filhos são adultos, mas eu tenho netos e sei o quanto é importante a atuação de um conselheiro, pois um dia a gente nunca sabe se vai precisar.”
“O povo de Barueri demonstrou uma vontade grande de participar da vida política da cidade. Essa manifestação intensa mostra também que certamente haverá dessa mesma população uma cobrança na atuação desse novo Conselho”, salientou o promotor de Justiça Renato Ferreira dos Santos.
De acordo com o edital que regulamenta o processo eleitoral do Conselho Tutelar de Barueri, a divulgação dos candidatos eleitos será dia 10 de agosto, e a posse está prevista para o dia 1º de setembro.
Os cinco candidatos eleitos foram:
Sara Flor Di Maio Santos – 2652 votos
Levi Gonçalves de Oliveira Neto – 2008 votos
Carlos Alberto Lino da Silva- 2001 votos
Francisco de Assis Leão- 1922 votos
Roselaine Soares – 1855 votos
Fonte: Prefeitura de Barueri
Gostaria muito que tivesse sido tranquila a votação, ao contrário do que ocorreu houve filas dentro e fora da escola de 3 a 4 horas de espera onde muitos eleitores foram embora, desorganizado e desrespeitando o direito do cidadão Baruirense, as pessoas que organizam a eleição deveriam dividir em bairros outros locais de votação para que seje rápida a votação sem causar dificuldades ao eleitores.
Graças a Deus!!! As nossas crianças merecem uma mulher de Deus no comando. Que ELE possa capacitar a sua serva a fazer o melhor para as nossas crianças.