Nos dias 27 e 28 de novembro, as escolas da rede pública municipal de Barueri participaram do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), no total de 26.150 alunos de 3º, 5º, 7º, 9º anos e 3º série do Ensino Médio (Fieb). A avaliação serve para apontar a situação das escolas da rede pública, visando orientar os educadores para melhoria da qualidade educacional.
O Saresp também enviou questionários para a coleta de informações sobre o perfil dos pais, dos alunos e dos gestores escolares. Essas informações permitem realizar estudos sobre as relações entre as variáveis de contexto e o desempenho escolar.
Avaliações
No dia 27 de novembro, as provas foram divididas em: Língua Portuguesa – 3º ano; Língua Portuguesa e redação (amostra) – 5º ano; e Língua Portuguesa e Matemática- 7º, 9º anos e 3º série ensino médio. Já no dia 28 de novembro, seguiram: Matemática, Ciências da Natureza (física, química e biologia) e Redação (amostra) para os 7º,9º e 3ª série do Ensino Médio.
O secretário de Educação de Barueri, Celso Furlan, explica por que a Prefeitura de Barueri resolveu participar da avaliação este ano. “Nos últimos anos Barueri tem participado de diversas avaliações, olimpíadas e concursos, pois acreditamos que isso contribua para o aperfeiçoamento de nossas ações.”
“A Rede Municipal de Barueri, além do Saeb ou Prova Brasil, com inicio em 2005, possui também um sistema de Avaliação Externa desde 2008, o que nos permite acompanhar de forma sistematizada a educação do município em níveis federal e municipal. A análise dos resultados desses diferentes mapeamentos demonstra que há consonância entre os dados obtidos na Prova Brasil e na Avaliação Externa do município, nesse sentido, participar do Saresp nos possibilitará a ampliação dessa análise, trazendo um parâmetro de avaliação estadual à nossa Rede”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental, Flávia Moreno.
“Acho importante provas como essa para avaliarmos a escola e nossos filhos”, disse a mãe Andreia de Oliveira Sanazar, que participou como fiscal na escola Raposo Tavares.
“Achei fácil as provas e gostei muito da avaliação de ciências, é a matéria que mais gosto”, falou o aluno Pedro Henrique Moreira dos Santos, 13 anos.
“Foi ótimo participar, porque temos que estar presente na vida dos nossos filhos para depois cobrar alguma coisa”, avaliou a mãe Rute Peixoto Silva Rigueto de Carvalho, que também é professora de português e foi fiscal.
O aluno Alisson Maciel Peixoto Rigueto de Caravalho, 12 anos, lembrou que o conteúdo da prova foi trabalhando esse ano. “O que caiu na prova eu aprendi nesse ano, e esse é um meio deles saberem o desenvolvimento das escolas e dar uma atenção especial.”
O resultado da prova sairá no próximo ano no mês de maio, ocasião e que serão divulgados os resultados das escolas e dos alunos.
Fonte: Prefeitura Barueri