Os alunos da Emeief Professora Elvira Lefevre Salles Nemer, do Jardim São Pedro em guia de Barueri, visitaram as instalações do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Barueri, para dar continuidade ao projeto de divulgação dos cursos técnicos oferecidos pela instituição. No primeiro momento, o Senai foi até a escola e apresentou as vantagens do ensino técnico profissionalizante que oferece; depois, os alunos foram convidados para visitar suas instalações e conhecer a estrutura oferecida.
Quarenta e quatro estudantes de 8ª série participaram da visita, que aconteceu no dia 26 de maio. Já no trajeto, os adolescentes tiveram uma palestra e uma dinâmica com o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho, Luiz Carlos de Souza – o Luizinho. Ele falou das vantagens dessa experiência, principalmente nessa fase escolar, e citou a parceria que existe entre a sua Secretaria e a Educação de Barueri.
A escola Elvira é primeira a visitar o Senai. Durante a dinâmica, Luizinho pediu que os alunos fechassem os olhos e se imaginassem comprando bens duráveis, então disse: “esses produtos vocês podem ter, só depende exclusivamente de vocês, de se dedicarem aos estudos e sonharem alto”.
No Senai, os estudantes foram recepcionados pelo professor da disciplina de pré-impressão, Cláudio Julio Correia. No auditório, os alunos do curso de Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica ministraram uma palestra e exibiram slides sobre meio ambiente durante 20 minutos. Sustentabilidade foi o tema central, destacando assuntos como água, exploração, desmatamento, sociedade e meio ambiente, energia, economia e conscientização. Ao final, foi realizada uma dinâmica com questões sobre o que foi falado.
O aluno Matheus Prudente e Aquino, da 8ªC, subiu até o palco para responder a uma das questões. “As empresas têm que se auto-sustentar, criar seus próprios recursos”, explicou aos colegas.
Conhecendo as instalações
Após a dinâmica, os alunos foram divididos em quatro turmas para conhecer todas as dependências do Senai. Eles foram acompanhados por dois alunos da instituição, um do curso de Eletroeletrônica e outro do curso de Impressor Offset. Assim que deixaram o auditório, tiraram fotos para fazer um photocard, que foi impresso e entregue aos visitantes como lembrança.
Os alunos foram também à biblioteca, onde estavam expostos trabalhos das turmas de Eletrônica, com 10 maquetes de hidrelétrica, usina solar, entre outras. Para o supervisor da escola Elvira, Expedito Alves Filho, a visita transformou o sonho em realidade. “Essa visita possibilitou aos alunos ampliar seus conhecimentos e sonhos para cursar o Senai.”
Segundo o secretário Luizinho, esse projeto é só o começo do que está por vir. “A Secretaria está com esse projeto de fazer os alunos interagirem, apresentando a eles o mercado de trabalho, e o que eles esperam. Esse é um programa que leva a algo muito mais amplo”, afirmou.
Para o aluno Vinicius Oliveira Gonçalves, da 8ªC, essa foi uma grande oportunidade. “Eu já queria ter vindo visitar, mas não tive oportunidade. Quero fazer o curso de elétrica e eletrônica. Agora é só estudar e fazer a prova.”
Fonte: Prefeitura de Barueri