O ano letivo começa no próximo dia 7 de fevereiro, segunda-feira, nas 100 escolas mantidas pela Prefeitura de Barueri, quando mais de 75 mil alunos voltarão às aulas na cidade. Serão cerca de 46 mil alunos das Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e 14.500 crianças das Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e Maternais; além de 15 mil estudantes dos 06 ITBs (Institutos Técnicos de Barueri) e das 02 EEFMTs (Escolas de Ensino Fundamental, Médio e Técnico), mantidas pela Fieb.
Ensino fundamental
Desde 2006, a Prefeitura de Barueri ampliou o ensino fundamental para 9 anos, conforme a legislação vigente que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Porém, o ensino fundamental, por séries, será mantido até o ano de 2013. Em 2011 quase todas as escolas da rede municipal do ensino fundamental atenderão mais perto de suas residências. O objetivo do governo municipal é facilitar o acesso dos pais na vida escolar dos seus filhos.
Educação para Jovens e Adultos
Também serão iniciadas, no dia 7, as aulas da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), no período noturno, cuja quantidade de pessoas matriculadas ainda não foi definida. Em 2010, as escolas municipais de Barueri atenderam em torno de 1.200 alunos no EJA.
Novas escolas
Neste início de ano, a rede municipal de educação de Barueri conta com uma nova escola de período integral: a Emef Professor Ézio Berzaghi, com capacidade para atender cerca de 800 estudantes de ensino fundamental (ciclo II), na avenida Henrique Gonçalves Batista, no Jardim Itaquiti (bairro Belval).
Além disso, a Prefeitura está construindo mais quatro unidades: Maternal Boa Vista, Complexo Educacional (Emef, Emei e Maternal), no jardim Flórida; Emef Jardim Graziela, no Engenho Novo; e Maternal São Vicente de Paula, no Mutinga. Também estão abertas três licitações para construção da Emef Bairro dos Altos, reconstrução da Emef Alayde Macedo, no bairro Silveira; e reforma e ampliação da Maternal na Aldeia.
Depoimentos
“É maravilhosa a Educação de Barueri. Eu morava em outra cidade aqui da região, e lá não existe essas matérias extracurriculares como inglês, filosofia e música. Aqui em Barueri, o prefeito investe muito em Educação.”
Maria José do Nascimento, Jardim São Pedro, mãe de aluno da Emef Elvira Lefevre Salles Nemer
“O que os professores ensinam nas escolas de Barueri acrescenta muito na educação do meu filho.”
Cristiana Candido Aguiar, Vila Márcia, mãe de aluno da Emef Professor Alcino Francisco de Souza
“Os meus filhos adoram a escola, e os professores ensinam muito bem. Só tenho elogios à Educação de Barueri.”
Silvonete Dantas de Menezes, Parque dos Camargos, mãe de alunos da Emef Fioravante Barletta e da Emef Padre Elidio Mantovani
“Fui professora no tempo de Estado, e fiz concurso para lecionar em uma escola de Barueri. Estou aguardando ser chamada, porque as escolas são muito bem estruturadas em Barueri.”
Priscila Costa da Cruz, Vila Boa Vista, mãe de aluna da Emef Padre Elidio Mantovani