Levantamento realizado pelo Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), órgão vinculado à Secretaria dos Assuntos de Segurança da cidade Barueri, mostra que a quantidade de acidentes de trânsito diminuiu 23% no último semestre, apesar do aumento do número de veículos. A pesquisa é baseada em dados oficiais da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Enquanto que de junho a outubro do ano passado a cidade registrou 355 acidentes de trânsito, o mesmo período deste ano apresentou apenas 272 ocorrências (diminuição de 23%). A confrontação entre os dois períodos também revela que o número de crianças, até seis anos de idade, vítimas de atropelamento caiu 42%.
O coordenador do Demutran, Edson Orrin, informou que a queda das ocorrências é inversa ao aumento da frota flutuante e da frota registrada em Barueri (que subiu 11,6% nos últimos 12 meses) e destacou os trabalhos educativos realizados pelo órgão. “O Demutran se preocupa com a segurança das pessoas e com a fluidez no trânsito, desenvolve projetos de sinalização, realiza operações especiais, fiscaliza e também aposta na educação para o trânsito, por meio do NET – Núcleo de Educação de Trânsito”, ressaltou.
Cláudio Esperidião dos Santos, responsável pelo NET, explicou que, desde 2010, o projeto Educando Hoje o Futuro de Amanhã desenvolve, nas escolas da rede municipal de ensino, a cultura do trânsito solidário, envolvendo pais, educadores e crianças com idade entre quatro e seis anos.
“Em 2011, o Demutran realizou a campanha Pedestre do Bem, estendendo faixas com mensagens educativas a motoristas e pedestres e distribuindo materiais informativos sobre o bom comportamento e o relacionamento no trânsito”, afirmou Esperidião, citando que mais de 11 mil crianças já foram instruídas pelo NET, em 2011, em eventos como o Agitaí Barueri.
Fonte: Prefeitura de Barueri