O terceiro, dos cinco mutirões contra a dengue programados pela Prefeitura de Barueri para o ano de 2011, aconteceu no sábado, 26, no bairro do Jardim Belval. Foram realizadas 404 visitas em residências, empresas e comércios; sendo que cerca de 300 desses domicílios foram efetivamente vistoriados pelos agentes da dengue.
A mobilização contou com cerca de 50 pessoas, entre agentes de saúde, soldados do 22º BLog e outros voluntários. O objetivo é informar e conscientizar a população, solicitando a sua adesão para que a cidade não seja atingida por uma epidemia, prevista por técnicos do Ministério da Saúde para ocorrer em muitas cidades brasileiras nesse ano.
Exército sempre presente
Um pelotão com 10 soldados do 22º BLog, guarnição do Exército sediada em Barueri comandado pela sargento Mayla Gomes, participou ativamente do mutirão. A oficial acha importante e necessário a participação das entidades em ações como essa. “É uma atividade de cidadania, e o 22º BLog está sempre à disposição para colaborar servindo de exemplo para a sociedade que deve se mobilizar nessa luta contra a dengue”, disse.
Faça a sua parte
Colabore. Não deixe recipientes com água parada, como: pratos de vasos, garrafas e latas vazias, pneus. As calhas e lajes devem estar sempre limpas, sem água empoçada. As caixas de água também precisam estar bem cobertas com tela e tampadas.
Moradores reconhecem
As donas de casa Creusa e Maria Aparecida de Oliveira, junto com a vizinha Helena da Silva Pires, disseram que todos devem colaborar. Segundo a dona Maria, “uns ajudam, outros não. E isso está errado porque a dengue não escolhe quem vai atacar”.
O estudante Danilo Pereira Lira, 11 anos, tem uma estratégia. “Temos que combater o mosquito antes que ele ataque. É a melhor maneira de a gente evitar a dengue.”
Participando como voluntário, Adailton Ribeiro, mais conhecido como Leléo, divulgou a música da campanha da dengue com a sua Kombi. Ele conclama a participação coletiva. “Todos devem ajudar a combater a dengue. Não vamos deixar a doença nos vencer. É ‘nóis’ Barueri,” bradou.
Serviço Encontra Barueri – O tema da campanha, neste ano, é “Nem Vem Dengue”. Qualquer dúvida ou notificação de casos, reclamações ou informações, utilize o DISQUE DENGUE: 0800 7717207.
Fonte: Prefeitura de Barueri
Campanha Contra a Dengue
Sou Compositor desta Música para a Campanha da Dengue aqui na Cidade onde moro Vassouras RJ. Gostaria de saber se há interesse para usá-la na Campanha desta Ilustríssima Prefeitura.
Letra da Música
AEDES AEGYPTI O MOSQUITO DENGOSO
Cuidado com o Aedes aegypti
O Mosquito da Dengue
Que pode picar Você
Quem é Picado , tem uma Febre danada
Muita dor de Cabeça
Ou ter a Dengue Hemorrágica
Se ligue nesta Prevenção pro Teu Quintal
Não deixando água Acumulada
Em Pneus, Vasos de Plantas, Vidros ou Latas
E mantenha a Caixa de água fechada
Link da Música
http://www.youtube.com/watch?v=pvVfNLdc6zw
Atenciosamente
João Mania do Teclado
Saudações
Conforme o Dr. Henio Lacerda presidente da Sociedade de Infectologia do Rio Grande do Norte o combate a dengue não é executado como deveria nem pelos governos e nem pela população ! Eu mesmo tenho uma patente anti dengue de vasos e pratos aprovada tecnicamente pela Secretaria de Vigilancia e Saude-Ministerio da Saude.Com muita luta lançamos uma inovação da coleta do excesso de agua da rega de vasos e xaxins de plantas e flores, que não permite ao aedes aegypti proliferar nestes ambientes. Pratos(porta vasos e xaxins) anti dengue,produzidos em plastico reciclado que está aprovado tecnicamente pela Secretaria de Vigilancia e Saude – Ministerio da Saude. Porém esta muito dificil colocar no mercado , pois quando faço a apresentação , é colocado pelo meus interlecutores de que para combater a dengue em vasos e só colocar areia nos pratos(porta vasos e xaxins) como manda o Governo Federal ( Ministerio da Saude),ai não há nescessidade de trocar os pratos comuns para vasos e xaxins que são fabricados oficialmente (permitidos) sem restrição, e faço uma observação : nenhum vaso, prato para planta e nem xaxins tem em anexo informação sobre o problema da proliferação da dengue nestes PRATOS , ora , campanha de combate a dengue sem informação sobre os cuidados sobre a mesma nos PRATOS e VASOS para plantas e flores é Hilaria !!! Obs.: No tocante a areia que é mandado colocar nestes Pratos na campanha de combate a dengue do Ministerio da Saude é um paliativo, pois esta areia com pouco tempo(quase toda areia contem terra e ou ficará misturada com substratos da terra dos vasos por causa da rega ficará endurecida, apodrecida, mofada e será dispensada em terrenos baldios, bota fora (entulhos e quinquilharias) e lixo ,infelizmente a maioria lixões a ceu aberto e como o ovo de AEDES quando desova em pratos e vasos pode grudar em algum grão desta areia que fica no minimo umida com a rega ,e fica até 400 dias hibernado e com chuvas a prolideração nestes ambientes será perpetuada. Outro fator que não é recomendado pelo Ministerio da Saude é de que estes pratos(porta vasos e xaxins) e vasos de plasticos quando quebrados etc , forém dispensados tem que serem lavados seguindo os ritos da lavagem de utencilios que usam agua para o seu reuso. Varias prefeituras brasileiras , Belo Horizonte por exemplo ja não mandam colocar areia nos pratos e que joguem fora estes, ora que loucura administrativa pois estes pratos(porta vasos e xaxins) comuns são fabricados oficialmente(sem restrição) com investimentos na produção ,sendo estocados, comercializados recolhendo impostos federal, estaduais e minicipais e a recomendação de jogar fora é um procedimento,ora não tem logica !!! Infelizmente desenvolvi uma invenção para o combate a dengue em vasos de plantas e flores ,e para concretizar o projeto vendi moradia,e para conseguir a fabricação das matrizes emprestimos bancarios , e depois desta luta toda de varios anos (13 ansos) ter que jogar a toalha é uma grande decepção !
Desde Obrigado
Atenciosamente
Roberto Luiz de Lima