Em busca de novas parcerias, o prefeito de Barueri, Gil Arantes, se reuniu com um grupo de empresários para pedir apoio ao programa “Barueri: Juntos Empregamos”, com foco na requalificação profissional de munícipes. O encontro ocorreu na manhã de quinta-feira, 27.
Para Gil, a viabilização do projeto auxilia moradores de Barueri a conquistarem vagas na própria cidade, pois, segundo ele, a maior parte é ocupada por trabalhadores de outras regiões. “Vamos preparar esses trabalhadores para o mercado de trabalho, e é aí que entram os senhores para nos ajudar. Cada vaga que surgir em suas empresas, que vocês puderem passar para o programa vai ser uma família a mais que terá dignidade”, pediu o prefeito.
O programa “Barueri: Juntos Empregamos” faz parte de um conjunto de ações sociais do “Família Barueri”, do governo municipal. A iniciativa visa inserir desempregados no mercado de trabalho por méritos próprios, como o próprio prefeito destacou. “O ideal é ajudar as pessoas a se estruturarem e, com o seu trabalho, sustentarem suas famílias. Temos que parar com aquele trabalho que se faz de dar o peixe, temos que ensinar essas pessoas a pescar para sobreviverem e melhorar a qualidade de vida. Por outro lado, muitos projetos sociais acomodam essas pessoas a ponto de eles receberem muito mais não trabalhando, e isso temos que mudar na nossa cidade”, explica.
O encontro foi organizado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama do município, Silvia Arantes. Assim como Gil, ela também pediu o apoio dos empresários e destacou que a proposta não foi pioneira na cidade. “Demos início a esse projeto com o nome de Proad (Programa de Auxílio ao Desempregado) no primeiro ano do primeiro governo do Gil, e foi um sucesso. Hoje estamos voltando com outros moldes”, complementou.
Com o programa, os munícipes poderão participar de um sistema de qualificação profissional, com direito a cursos e atividades práticas profissionais com duração de até seis meses. Os contemplados poderão desfrutar de benefícios como uma bolsa mensal, com direito a meio salário-mínimo, cesta básica, auxílio-transporte e seguro de acidentes pessoais. Entretanto, pelos critérios, é preciso que o candidato obedeça alguns critérios, entre eles, estar desempregado por um ano, e ser residente de Barueri há, pelo menos, três anos.
Fonte: WebDiário