Em reunião determinada pela Prefeitura de Barueri e realizada no dia 11 de julho, representantes do governo municipal cobraram mais rapidez aos técnicos da Sabesp no sentido de atender ao cronograma de obras que estão sendo executadas pela própria empresa de saneamento, visando tratar 70% de esgoto coletado em Barueri até o final deste ano. A Sabesp tem obras nos bairros Centro, Silveira, Belval, Aldeia e Alphaville. “A meta já foi anunciada pelo prefeito Rubens Furlan. Somos parceiros bons. Portanto, queremos que nos ajudem para evitarmos transtornos à população”, disse o secretário de Projetos e Construções de Barueri, Roberto Piteri.
O encontro aconteceu na Secretaria de Projetos e Construções. E, além do titular da Secretaria de Projetos e Construções, Roberto Piteri, Barueri teve ainda a participação da secretária de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Tânia Mara Pereira da Silva, do diretor José Mendes da Silva e do engenheiro Roberto Ferreira. Já a Sabesp, por sua vez, foi representada por engenheiros como os superintendentes Carlos Carrela e Milton de Oliveira (Miltinho) e pelo diretor de departamentos, Donizete Oliveira.
A maioria das obras (leia abaixo) está prevista para conclusão nos primeiros meses deste semestre. Sofreram atrasos por conta de interferências como a existência de rochas em bairros como Aldeia de Barueri e região central. “Quem mais quer que as coisas aconteçam é a Sabesp. Vamos dar um jeito de realizar o nosso compromisso. Estamos empenhados”, garantiu o engenheiro Miltinho.
Parceria
As obras de tratamento de esgoto estão entre as principais prioridades da gestão do prefeito Rubens Furlan (PMDB). Grande parte da ação é realizada em parceria com a Sabesp, por intermédio do “Plano de Universalização de Esgoto”, e consiste em levar todo o esgoto coletado na cidade à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), na Aldeia de Barueri (bairro Aldeia).
Pela Sabesp já foram executadas obras como do coletor-tronco São João, margeando o rio Barueri-Mirim, e do coletor-tronco do rio Cotia. A empresa é responsável pelos coletores secundários Audir, Laranja Azeda e Santa Mônica (bairro Silveira); Aldeinha (Aldeia de Barueri), Itaquiti (Belval), Centro, Garcia (entre Imperial e Alphaville) e Dom José (Boa Vista).
No que cabe ao Poder Público Municipal, foram construídos coletores secundários como Aníbal Correia e Líbano, na região do Parque Viana e Jardim Paulista (bairro Votupoca), cujo funcionamento – para coletar e tratar o esgoto – é 100%. “O que depende da Prefeitura de Barueri já foi feito”, comentou José Mendes da Silva, diretor da Secretaria de Projetos e Construções.
Coletor Garcia
A obra entrará em funcionamento a partir de setembro deste ano, com previsão de 80% das obras concluídas na região do bairro Alphaville. O coletor secundário do córrego Garcia beneficiará empreendimentos de localidades como Centro Comercial, residenciais Zero, 1 e 2. A obra terá investimentos de empresas e da Prefeitura de Santana de Parnaíba. A Prefeitura de Barueri será parceira em área que pertence ao Parque Imperial.
PREVISÃO DA SABESP PARA ENTREGA DAS OBRAS
1 – Coletor secundário Aldeinha – Entrega em 30 de agosto.
2 – Coletor secundário do Centro – Término de obras parciais em 15 de agosto.
3 – Coletor secundário Itaquiti – Obras nas imediações da avenida Henrique Baptista, no Jardim Belval. Se não tiver interferência de rochas, a obra ficará pronta até 30 de agosto.
4 – Coletor secundário Laranja Azeda – Quase pronto. Previsão de entrega até 30 de julho.
5 – Coletor secundário Santa Mônica – Conclusão prevista até 30 de agosto.
6 – Coletor secundário Audir – Depende de autorização da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, para execução de obras de travessia. A Prefeitura de Barueri se propõe a ajudar no tramito junto à diretoria da empresa.
7 – Coletor secundário Dom José – Obras em licitação. Prazo para execução até 2013. Irá coletar o esgoto da região do bairro Engenho Novo e Chácaras Marco (bairro Cruz Preta).
Fonte: Prefeitura de Barueri