A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência da cidade de Barueri, criada em agosto de 2010 pelo prefeito Rubens Furlan, é a segunda desse gênero em nível municipal no Estado de São Paulo. Neste mês de agosto, a SDPD completa 01 ano de atuação e registrou no 1º semestre, 32.470 atendimentos realizados, entre entrevistas, avaliações, orientações e terapias.
A Secretaria foi criada com o objetivo e a missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas com algum tipo de deficiência e de seus familiares. Para isso, formula e executa políticas públicas e propõe diretrizes ao atendimento deste cidadão, visando sua inclusão social. Assim, promove espaços inclusivos para a pessoa com deficiência, além de estimular e apoiar a implementação de melhorias nas áreas básicas de atendimento (saúde, educação e emprego). Também mantém ações sociais, ocupacionais, culturais, esportivas e de lazer que valorizam as potencialidades da pessoa com deficiência.
Conheça os serviços de cada departamento da Secretaria:
Departamento de Assistência à Saúde
Oferece os seguintes atendimentos: fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, psicopedagogia clínica, odontologia, audiologia e enfermagem. No 1ª semestre foi registrado 6.817 atendimentos.
Departamento de Educação Especial
Visa desenvolver, articular e acompanhar ações e programas de assessoria, formação continuada e suporte aos profissionais da educação, nas diferentes modalidades de ensino. Em um ano, 93 unidades escolares foram atendidas, com 1.213 alunos com deficiência, totalizando 9.821 atendimentos.
Departamento de Cultura
Responsável pelo programa “Cultura e Arte em Ação”, que tem por finalidade promover cursos e oficinas, e articular ações socioculturais em prol da melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência. Foram realizados 12.409 atendimentos.
Departamento Técnico de Esportes Adaptados
Responsável pelo programa “Esportes sem Limites”, que promove oportunidades e possibilidades para pessoas com deficiência, por meio de atividades e ações socioesportivas e educacionais, considerando as limitações e potencialidades de cada indivíduo. Oferece atividades como aquática adaptada, judô adaptado, ginástica adaptada e atividade motora adaptada individualizada. O departamento realizou 640 atendimentos no 1º semestre de 2011.
Departamento de Inclusão ao Mercado de Trabalho
Mantém o programa “Construindo Oportunidades” desde o começo deste ano, promovendo a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho com qualificação profissional. Na outra ponta, junto às empresas, auxilia nos processos de contratação e pós-contratação.
“Em um ano de trabalho conseguimos avanços significativos em diversos segmentos voltados às pessoas com deficiência. Isso só foi possível devido ao trabalho consonante com as demais secretarias e ao apoio efetivo dos nossos governantes”, conclui a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Luciana Rohn.
“A questão da inclusão das pessoas com deficiência é um assunto extremamente importante, e hoje vemos que o trabalho que temos feito tem gerado bons resultados. Isso só nos motiva a continuar investindo cada vez mais pela inclusão da pessoa com deficiência em Barueri”, avalia o prefeito Rubens Furlan.
Fonte: Prefeitura de Barueri