O recém formado curso da Prefeitura de Barueri, o Projeto Futuro, realizou a formatura da segunda turma no dia 20 de agosto, no auditório da Secretaria de Ações Sociais e Cidadania. Destinado a adolescentes, alunos da rede municipal de ensino, entre 14 e 16 anos, o Projeto Futuro é um curso motivacional que utiliza métodos interativos e dinâmicos para criar, neste público, entre outras atitudes positivas, o hábito da leitura, aplicado pela jornalista Adriana Furlan e a empresária Daniela Romano.
Participaram desta cerimônia o prefeito de Barueri, Rubens Furlan; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Furlan, os secretários municipais Roberto Piteri (projetos e Construções), Eduardo Gatti (Planejamento, Gestão, Transportes e Suprimentos), Adriana Bueno Molina (Ações Sociais e Cidadania), Tatuo Okamoto (Negócios Jurídicos), Luciana Rohn (Direitos da Pessoa com Deficiência); familiares, amigos e ainda parceiros, como o empresário Cláudio Figueiredo, responsável pela doação de 50 tablets aos formandos.
Para o prefeito Rubens Furlan, o poder público tem obrigação moral de oferecer cursos motivacionais aos jovens. “Muitas vezes, os jovens passam por momentos de incerteza, eles se preocupam com coisas que não são tão importantes, porque na verdade, nesta fase, o que eles mais precisam é que as oportunidades sejam apontadas. É por isso, que o governo, aliado à família, tem que oferecer os meios para os jovens tomarem o rumo certo. Não se pode nunca, perder a fé, a esperança por um futuro melhor”, falou Furlan, que começou a trabalhar com 9 anos.
Foram ministradas 10 aulas, duas vezes por semana, na Biblioteca Cora Coralina, no Jardim Silveira, para alunos da escola Fioravante Barletta. O curso, da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura, recebeu total apoio da diretora Ivonete Aparecida da Silveira e foi elogiado pelo professor de português, Willian da Silva Francisco. “O Projeto Futuro melhorou muito o rendimento escolar dos meus alunos, principalmente na escrita e na leitura. Foi notável a mudança de comportamento de quem participou do curso. Elas estão de parabéns”, contou o professor na formatura.
“Obrigada ao prefeito Furlan, Sônia, secretários municipais, parceiros, pais e alunos, que acreditaram neste projeto, que não é só motivacional, é emocionante”, comentou Adriana Furlan.
Para a aluna Aline Cristina de Oliveira, o curso serviu de estímulo para estudar, aprender e se sociabilizar. “Aprendi a não baixar a cabeça. Somos todos iguais. Aprendi a importância da leitura e o quanto ela pode nos abrir portas”, disse a jovem, que recebeu o seu certificado de participação das mãos do prefeito Rubens Furlan e ainda foi uma das cinco sorteadas da deputada federal Bruna Furlan para realizar uma viagem a Brasília (DF) e conhecer o trabalho no Congresso Nacional.
Entretanto, a mais emocionada dos cinco sorteados com a viagem à capital federal foi a aluna Valéria dos Santos, que aos prantos recebeu a notícia da presidente do Fundo Social, Sônia Furlan.
“Só nós podemos fazer o melhor por nós mesmos. Com 12 anos de idade já estudava e trabalhava, só assim crescemos e nos tornamos pessoas boas, com as responsabilidades. Estou feliz de ter aumentado o número de jovens participantes neste projeto, que amplia os conhecimentos, ensina a gostar de ler, de falar, de se expressar. Que Deus ilumine o caminho de cada um de vocês”, destacou Sônia Furlan.
“Trabalhamos com exercícios práticos, de uma forma descontraída. Buscamos reproduzir situações do cotidiano, observar o comportamento de cada um, comentar os erros e acertos e, através de filmes, músicas, passeios, conseguimos elevar a autoestima, permitindo a cada um mostrar o seu melhor”, explicou Daniela Romano.
Fonte: Prefeitura Barueri