PS Infantil em Barueri surpreende pacientes e funcionários com música clássica

Na quarta-feira, 16, a Orquestra do Limiar surpreendeu os pacientes e seus familiares, bem como aos médicos e demais funcionários do Pronto Atendimento Infantil de Encontra Barueri, com uma apresentação impecável de música clássica. O PSI foi escolhido para receber o programa ‘Música nos Hospitais’ da Associação Paulista de Medicina, em parceria com o Laboratório Sanofi, que existe há oito anos e leva a música erudita principalmente às crianças hospitalizadas.

No repertório da orquestra de cordas, autores consagrados como: Bach, Purcell, Mozart, Tchaikovsky, Dvorak (com a sua “música de ninar”), Khachaturian, Copland, Piazzola e compositores brasileiros, como Clovis P. Santos e Ronaldo Miranda, que escreveram peças especialmente para o programa. No meio da apresentação uma surpresa para os pequeninos: a execução da música “pintinho amarelinho” com um arranjo especial para cordas.

Pausa na rotina hospitalar





Os 14 jovens músicos da orquestra são regidos pelo maestro, médico e compositor Samir Wady Rahme e já percorreram dezenas de cidades do interior paulista, além de seis capitais: São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre. Eles sempre se apresentam em serviços médicos com o objetivo de tornar o ambiente mais acolhedor e proporcionar aos pacientes, médicos, funcionários e visitantes uma pausa na difícil rotina de um Hospital; além de procurar popularizar esse tipo de música.

O secretário de Saúde, médico Mauricio Tundisi, recepcionou o maestro Samir Rahme, que agradeceu a acolhida e disse estar impressionado com as instalações do PSI. “São ótimas, bem modernas e espaçosas. Não é sempre que a gente encontra um local como este. Foi um prazer imenso estar aqui. Divulguem essa idéia para que todos possam ter essa oportunidade”, concluiu.

Gislaine Campagnole Barreto, mãe do pequeno Miguel e moradora do Jardim California, achou muito boa a ideia. “As pessoas, enquanto esperam atendimento, nem sentem o tempo passar porque a música prende a atenção da gente. Relaxa o ambiente que fica mais agradável. Deveria acontecer sempre”, disse ela.

Após se apresentarem no saguão de entrada do PSI os músicos se dividiram e foram tocar para as crianças que estavam internadas no ambulatório e nos quartos.

Fonte: Prefeitura de Barueri





Deixe seu comentário