PUC Barueri recebe exposição Gravuras do Grupo Olho Latino

O projeto Interarte Cultura da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo apresenta duas exposições nos Campus Perdizes e Barueri.  As mostras, intituladas Agregados, são compostas por gravuras do Grupo de Arte do Museu Olho Latino com sede em Atibaia, SP. As exposições acontecem até 06 de dezembro Espaço Cultural do Campus Barueri até 13 de dezembro no Espaço Cultural da Biblioteca Nadir Kfouri no Campus Perdizes da PUC-SP.

As mostras apresentam cerca de 20 gravuras sobre tecido em grandes dimensões. A gravura possibilita que o artista faça tiragem da matriz, ou seja, faça a mesma obra mais vezes. A matriz mais usada pelo grupo é a madeira, modalidade técnica conhecida como xilogravura.

Cada um dos artistas fez a sua gravura sendo composta por três partes, para que fossem desmembradas e misturadas às demais partes de outras gravuras, formando assim uma nova obra. Isso explica o título da mostra, pois são obras que podem se multiplicar quando as partes são casadas entre as diferentes peças, formando um trabalho coletivo.

No Espaço Cultural da Biblioteca no Campus Perdizes, além das gravuras em tecido, há também duas instalações de grande porte. Uma delas, Almas, une a gravura com carpete no formato de silhuetas marcantes, juntando o autorretrato de cada artista com um animal de sua preferência. A outra instalação, Apreços, tem cerca de 50 tablados em madeira com gravuras em relevo, causando um efeito visual de grande impacto.

O grupo de artistas faz parte do setor de arte-educação do Museu Olho Latino, com sede na Estância de Atibaia, SP. O grupo de artistas já expôs em várias cidades e sua atuação é intensa. A primeira mostra desse grupo foi realizada na Galeria da Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília, em 1996. A partir daí, o grupo já expôs em mais de 60 mostras realizadas em várias cidades, entre elas, São Paulo (SP), Recife (PE), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Piracicaba (SP) e também no exterior, como em Lima, Peru; La Paz, Bolívia; e Santiago, Chile.





O Grupo Olho Latino é formado por 12 artistas residentes em cidades do interior do Estado de São Paulo. Todos são formados em Artes Plásticas pela PUC-Campinas. Participam da mostra os seguintes artistas: Alex Roch, Cibele Marion Sisti, Celina Carvalho, Elika Ito, Flávia Bresil Palhares, Lisa França, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Regiane Capp Couto Buccioli, Suely Arnaldo, Walcirlei Siqueira e Young Koh.

As mostras “Agregados” do Grupo Olho Latino contam com a curadoria do prof. Dr. Paulo Cheida Sans, professor do Curso de Artes Visuais da PUC-Campinas. Em 23 de novembro, às 11h, no Espaço Cultural da Biblioteca Nadir Kfouri no Campus Perdizes acontecerá o Encontro com os Artistas para que o público interessado possa conhecer as atividades e propostas do Grupo Olho Latino. A entrada é franca. As mostras contam com o apoio da Videoteca PUC-SP.

Serviço:

Exposição: “Agregados” – mostra do Grupo Olho Latino (Grupo de Arte do Museu Olho Latino)

Expositores: Alex Roch, Celina Carvalho, Cibele Marion Sisti, Elika Ito, Flávia Bresil Palhares, Lisa França, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Regiane Capp Couto Buccioli, Suely Arnaldo, Walcirlei Siqueira, Young Koh.

Curadoria: Paulo Cheida Sans.

Período da mostra: Até 06 de dezembro de 2013.

Local: Espaço Cultural do Campus Barueri

Endereço: Av. Sebastião Davino dos Reis, 786. Barueri, SP

Informações: Fone: (11) 4199-4299





Deixe seu comentário