A campanha de vacinação contra o sarampo, iniciada no dia 18 de junho pela Secretaria de Saúde guia de Barueri, conseguiu imunizar 21.982 crianças com idades entre 1 e 7 anos incompletos, o que corresponde a 94,37% da população infantil do município, estimada em 23.293 nesta faixa etária.
Um surto de sarampo na Europa, principalmente na França, fez com que as autoridade sanitárias brasileiras antecipassem a campanha no Estado, que estava prevista para acontecer em agosto. A meta mínima estipulada pelo Ministério da Saúde (95%) está quase sendo alcançada pela Vigilância Epidemiológica de Barueri.
Programada para terminar no dia 22 de julho, esta mobilização também é chamada de “campanha de seguimento” e costuma acontecer em intervalos de três a cinco anos, para reforçar a proteção das crianças que devem tomar a vacina tríplice novamente, mesmo que já tenham sido vacinadas antes, para manter o Brasil sem a transmissão disseminada do seu vírus.
O que é o sarampo
É uma doença altamente contagiosa que se manifesta por alterações marcantes da pele, exantema eritematoso (pele avermelhada, com placas) e com comprometimento de vários órgãos. É transmitido pelas gotículas da respiração ou pelo ar, por homens e macacos que são os únicos hospedeiros do vírus.
Os sintomas são: febre alta, tosse intensa, coriza, conjuntivite e placas ásperas avermelhadas na pele. O exame interno da bochecha permite identificar pequenos pontos branco-amarelados (enantema de Koplick) que confirma o diagnóstico.
Serviço
A vacinação acontece em todas as UBS (Postos de Saúde) de Barueri, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Informações pelo fone: 4198-2630. Não se esqueça de levar a carteira de vacinação.
Fonte: Prefeitura de Barueri