Durante o mês de janeiro, férias escolares, os adolescentes que participam do projeto Matraca (Mobilização para o Atendimento de Transtornos Comportamentais de Alunos) não ficaram ociosos. Isto porque a comissão interdisciplinar, da Prefeitura de Barueri, que cuida dos cerca de 40 alunos inscritos, programou uma série de atividades extracurriculares para não interromper o programa nesse período, o que poderia prejudicar todo o trabalho desenvolvido durante o ano de 2010.
Uma das ações foi realizada por técnicos da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri, que organizou três palestras para esses jovens e seus pais, na UBS Amaro José de Souza, do Jardim Mutinga, nos dias 10, 17 e 24 de janeiro. Primeiro, a psicóloga Heloisa Carneiro, autora do livro “Mochilas Inquietas: A Sexualidade na Adolescência,” realizou dois “bate papos” sobre sexualidade. Depois, a fisioterapeuta Nilcea Trigo, falou sobre as “deficiências”, abordando conceitos, preconceitos e formas adequadas de se lidar com as diferenças, para uma melhor inclusão social.
O que é o Projeto Matraca?
É um programa da Prefeitura de Barueri desenvolvido junto a estudantes da rede municipal que apresentam comportamentos inadequados e desobedecem as regras de disciplina no ambiente escolar. Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, envolve o atendimento em rede também das secretarias de Educação, Esportes, Cultura e Ações Sociais e Cidadania, em parceria com o Conselho Tutelar e Vara da Infância e Juventude.
O objetivo é motivar a prática de atividades coordenadas e saudáveis, facilitando a mudança comportamental e a interação do aluno com a escola, família e comunidade; além de prevenir a sua evasão e o abandono.
Fonte: Prefeitura de Barueri