A Secretaria de Saúde de Barueri inicia no dia 12 de agosto a “Campanha de Vacinação contra a Raiva” em cães e gatos. A ação se estende até o dia 18 de setembro, e os agentes e técnicos responsáveis pela aplicação das vacinas estarão cada dia em um posto diferente.
A programação e locais estarão afixados nas Unidades Básicas de Saúde, escolas municipais e estaduais, secretarias municipais, estações da CPTM, terminal rodoviário do Centro, prontos-socorros, policlínicas, farmácias e estabelecimentos comerciais. O Departamento de Zoonoses da Saúde possui um posto fixo de vacinação localizado na rua Vera Cruz, no Bairro dos Altos. Tanto os cães como gatos devem ser vacinados a partir dos três meses de idade, com uma segunda dose após 30 dias.
O último caso de raiva animal registrado em Barueri foi em 2001, com uma pessoa infectada. Desde então, a doença foi erradicada.
A única forma de precaução é através da vacina anual em animais domésticos e de pastos.
Meios de transmissão e tratamento
A raiva é uma doença viral que afeta o sistema nervoso central dos mamíferos, passando e posteriormente para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga. Por ocorrer em animais e também afetar o homem, é considerada uma zoonose.
A transmissão do animal infectado ao humano se dá através de mordidas, arranhões, lambidas em feridas e mucosas. Portanto, em caso de agressão animal, é necessário que a pessoa de imediato lave o local afetado com água e sabão, e procure imediatamente orientação médica.
A pessoa mordida pelo animal infectado deverá fazer o tratamento mesmo antes dos resultados dos exames. É importante salientar que, uma vez manifestados os sintomas de raiva no humano, o tratamento é ineficaz, e a doença pode levar a pessoa à morte.
O animal agressor não deve ser sacrificado de imediato, pois é necessário o manter isolado em observação durante 10 dias, em resguardo domiciliar – exceção para os animais de rua, casos em que o Centro de Zoonoses deve ser acionado.
Sintomas
Mudança de hábitos e/ou comportamento (o animal passa a se esconder ou agir de maneira diferente do usual); agressividade; salivação (o animal baba muito); paralisia; hipersensibilidade no local de mordedura; e latidos e uivos agudos.
Nem todo cão ou gato que saliva (baba) está com raiva. Nem todo animal agressivo possui a raiva. Na maioria das vezes, a agressividade como único sintoma é um problema apenas comportamental, como cães medrosos, dominantes ou traumatizados por apanhar.
Vacinação segura
A última campanha de vacinação de animais em Barueri foi feita em 2009, pois houve uma mudança do tipo de vacina, gerando reações adversas e provocando óbitos em cães e gatos nas cidades de São Paulo e Guarulhos. Com isso, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo suspendeu a campanha de vacinação antirrábica.
Todavia, este ano a vacina é confiável e poderá causar apenas reações brandas, como dor no local da aplicação, febre e inchaço.
Mais informações na Coordenadoria de Vigilância em Saúde/Departamento Técnico de Controle de Zoonoses – telefone: 0800 7717207.
Fonte: Prefeitura Barueri