Vacinação de crianças em Barueri foi prorrogada até sexta-feira, 31

A ‘Campanha Nacional de Atualização do Calendário Básico de Vacinação da Criança’, prevista para acontecer entre os dias 18 e 24 de agosto, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até a próxima sexta-feira, 31. O objetivo é colocar em dia todas as vacinas que as crianças precisam tomar durante o seu período de vida, entre 0 e 5 anos de idade.

Por isso, os pais ainda podem levar os seus filhos a uma das dezesseis UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município e no SAE – Serviço de Atendimento Especializado, das 8 às 17 horas, localizado na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 268, bulevar do centro.

A Prefeitura de Barueri atendeu a 11.945 crianças no primeiro prazo da campanha, sendo que 1.798 precisaram tomar algum tipo de vacina previsto, que estava em atraso ou não constava na sua carteira de vacinação.

Vacinas obrigatórias





Ao nascer, dose única da BCG (tuberculose) e contra a hepatite B. Com 2 e 4 meses as vacinas DTP, Hib, HB, PENTA, Rotavírus e VIP – vacina injetável contra a poliomielite (1ª e 2ª dose). Aos 3 e 5 meses a criança deve tomar a Pneumo10 e Meningite C (1ª e 2ª dose).

Com 6 meses, tomar a 3ª dose das vacinas contra a DTP, Hib, HB, PENTA e a 1ª dose da VOP – oral contra a poliomielite. Entre 6 meses e 2 anos, a criança deve tomar também a vacina contra a gripe Influenza. Com 7 meses, a Pneumo10 (3ª dose). Ao completar 12 meses, tomar a Tríplice viral (1ª dose) contra sarampo, caxumba e rubéola, e contra a Meningite C (3ª dose). Com 15 meses tomar as vacinas DPT, VOP e Pneumo10 (reforço).

Finalmente, entre 4 e 5 anos tomar as vacinas DPT e Tríplice viral (2 ª dose); e reforço final com vacina oral contra a poliomielite. A vacina contra a febre amarela só deve ser tomada por crianças que residam ou viajam para regiões em situação de risco epidemiológico.

Não se esqueça de levar a carteira de vacinação da criança. Mais informações pelo telefone: 4199- 3100 e 4198-2630.

Fonte: Prefeitura Barueri





Deixe seu comentário